segunda-feira, 3 de setembro de 2012

Pedalar alivia o stress e acaba com a gordura

Andar de bicicleta faz bem ao planeta, à sua conta bancária, à saúde e à boa forma também. Use a bike para transformar seu corpo numa máquina de queimar gordura.

mulher andando de bicicleta

Eficiente no metabolismo da gordura, pedalar elimina os pneuzinhos, fortalece e define os membros inferiores e queima até 800 calorias por hora. "Em apenas dois meses de prática, há um aumento de 25% na força muscular das pernas", afirma a instrutora de ciclismo indoor Fernanda Cristillo, de São Paulo.

Todo o corpo é trabalhado. Dependendo do treino, é possível engrossar as pernas — alta carga e ritmo lento — ou afiná-las — baixa carga e ritmo acelerado. Bumbum, barriga e lombar também são exigidos. Na parte superior do corpo, braços e ombros trabalham em terrenos acidentados e na academia.


Quem está acima do peso, pode aderir às pedaladas. A bicicleta é mais gentil com as articulações do que esportes com maior impacto. "Trata-se de uma opção intermediária entre a caminhada e a corrida", diz o ortopedista Ricardo Cury, do Grupo de Cirurgia do Joelho da Faculdade de Medicina da Santa Casa de São Paulo. "O ciclismo reforça a musculatura dos membros inferiores e reduz o risco de lesões." Contraindicações apenas para quem tem problemas na coluna, no joelho ou no tornozelo — nesse caso, procure um médico.


Na saúde, a bike melhora a coordenação motora e previne a osteoporose. "A modalidade também combate doenças crônicas pulmonares, cardiovasculares e metabólicas, além de diabetes e câncer de mama e de cólon", afirma o cardiologista José Kawazoe Lazzoli, presidente da Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte. Quer mais? Prepare-se para ganhar uma dose extra de energia. O ciclismo estimula a liberação do neurotransmissor dopamina, um energizante natural.


Antes de pedalar

Antes de sair por aí, ajuste o banco da maneira correta: os pés devem tocar o solo. A altura ideal é aquela que apenas permite encostar a ponta dos dedos no chão. Posicionar o banco de maneira inadequada é perigoso. Se estiver muito alto, os quadris são prejudicados. Caso esteja muito baixo, são os joelhos correm risco.

Ao andar pelas ruas

Preste atenção no trânsito. "Nada de disputar espaço com os carros", alerta Ricardo Cury. Se não houver uma ciclovia disponível, vá para a rua, corrigindo a trajetória sem fazer movimentos bruscos. Mantenha os dedos no freio e olhe sempre para onde deseja ir. "Usar uma roupa clara e colorida também é recomendável, em especial após o pôr do sol", acrescenta Silvia Viana Rodrigues, vicecoordenadora do Saia na Noite, grupo de mulheres que pedala pelas ruas de São Paulo.

Entre quatro paredes

Se pedalar na rua é assustador, escolha a prática indoor. "Em termos de treinamento, o ciclismo indoor e o outdoor não são tão diferentes", afirma Flavia Lunezo, professora de spinning, de São Paulo. Seguras, as aulas em academia — em bicicletas estacionárias, com música, ar condicionado, telões e luzes estroboscópicas — são interessantes para quem gosta de atividades dinâmicas. Além disso, o exercício é contínuo, já que você não precisa parar em cruzamentos e semáforos. O ciclismo indoor também é bacana para iniciantes que não sabem se equilibrar na magrela.

Para queimar tudo

Para baixar o ponteiro da balança, comece pedalando em um ritmo leve, cadenciado e constante no plano, por pelo menos 30 minutos. Dessa maneira, o corpo funciona com uma frequência cardíaca mais baixa, utilizando apenas a gordura como combustível.

Quem ainda não tem fôlego para girar o pedal por meia hora deve iniciar com menos tempo e aumentar progressivamente — o objetivo é chegar a 1 hora. Uma boa estratégia para iniciantes é alternar 5 minutos de ritmo intenso com 5 minutos de ritmo leve, treino campeão na queima de calorias.


Quando tiver mais fôlego, alterne terrenos planos com subidas. Caso não haja ladeiras por perto, use as marchas mais pesadas. "Outra variante é o vento, que pode dificultar ou facilitar o exercício", diz o educador físico Fabio Lorencone Schauff , especialista em ciclismo. Se você já é condicionada, adicione subidas ao percurso, intercaladas com trechos no plano para aumentar a capacidade cardiorrespiratória e tonificar pernas e bumbum.


Viu só? Não é porque você não pode trocar as quatro rodas por duas sempre — seja por trabalhar longe, recear chegar suada ao escritório, seja por ter medo de acidentes — que precisa deixar a bike enferrujar. Você pode se reunir com um grupo de pedal uma vez por semana ou subir na magrela para buscar pão na padaria. Quando começar a sentir os benefícios do exercício, vai querer mais e mais.


Fonte: MdeMulher

Nenhum comentário:

Postar um comentário